Lei 11.705 – Lei Seca

A Lei 11.705 que altera o Código de Trânsito Brasileiro, tem o intuito de promover uma nova conduta dos cidadãos acerca da bebida alcoólica e o ato de dirigir.

Do que ela trata?

A respeito do consumo de alcoól ao volante, ficou expressamente proibido tal ato e sob sanção rígida: uma multa no valor de R$955 e perda do direito de dirigir pelo prazo de 12 meses.

O principal objetivo da lei é diminuir o número de vítimas fatais oriundas de acidentes causados por motoristas embregados. Para alguns chegou tarde, para outros radical demais. Partindo do ponto de vista que é extremamente necessário uma lei dura e eficaz, ela realmente chegou tarde, já se pensarmos que até mesmo aquele consumo pequeno ficou proibido, ela é muito radical.

A fiscalização – como em todas leis novas do Brasil – foi intensa nos primeiros meses de sua vigência. Acompanhamos inúmeros casos pela televisão de pessoas altamente embreagadas dirigindo, outros sendo presos,  famílias revoltadas por ter um ente querido “assassinado” em virtude de um motorista irresponsável.

A lei realmente é eficaz? Pelos dados que são divulgados sim, entretanto, o motivo da resposta positiva é pela fiscalização intensa e não porque de fato os brasileiros reeducaram-se quanto a ingestão de bebidas alcoólicas. Foi divulgado que após a entrada em vigor da nova lei o número de mortes caiu 12%. Já uma outra constatação do Ministério da Saúde, mostra que nos primeiros 20 dias de vigência da lei, reduziu-se em 24% o número de resgates no país.

Além da intensa e constante fiscalização, precisamos de uma conscientização da população sobre o que estabelece essa lei e quais são, de fato, suas sanções.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

One Comment em “Lei 11.705 – Lei Seca”

  1. Alexandre (Chamba) Says:

    Como também se vê, nós respeitamos a lei que se mostra efetivada.

    A certeza da punição que nos move.

    Não é? haha

    Abraço.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: