Lei Antifumo

Antifumo

Antifumo

 O fumo teve uma nova legislação a respeito de seu uso. Começou pelo Estado de São Paulo, entrando em vigor a partir do dia 7 de agosto de 2009. A imprensa brasileira cobriu o início da fiscalização e o comportamento das pessoas fumantes diante da nova proibição, muitos foram pegos de surpresa, até mesmo fazendo o uso em lugares que estavam proibidos, outros saindo à rua para fumar. O sorriso, dos então protegidos pelas leis – fumantes passivos, era grande. Parece que passaram a respirar um outro ar, realmente passaram, e a tendência é melhorar cada vez mais.

A lei na sua essência, assegura que em locais fechados de uso coletivo o uso do fumo é totalmente proibido, até mesmo os lugares chamados de “fumódromos”, onde só encontra-se pessoas fumando ou que queiram fumar.

A aprovação no Estado de São Paulo, chegou aos 94%, ou seja, a meta que o governo pretendia alcançar foi ultrapassada. A aceitação do público, fumantes ou não, foi altíssima, o que desperta o interesse de outros estados em impor essa legislação também.

Hoje em Florianópolis, você sai para um bar ou casa noturna, inala uma quantidade absurda de fumaça, prejudicando-se e ainda vai embora com a roupa impregnada com esse cheiro tão desagradável.

paragrafo bonitoÉ claro que existe os que acham um absurdo, aqueles que vivem ainda na década de 80, quando o fumo era moda. Lógico, o conhecimento dos malefícios era praticamente inexistente. Mas hoje, com a medicina que temos, defender o fumo e não tratá-lo como uma doença, é uma ignorância sem tamanho.

Ontem, eu assistia a um programa na MTV, que tratava exatamente deste assunto. De um lado da mesa os fumantes, do outro, os passivos. Uma discussão generalizada, contudo o argumento dos que defendem o fumo é sempre o mesmo: “tá incomodado muda de lugar”, como se isso bastasse. A fumaça paira por todo ambiente, se alastra por todos os lados e o pior: entra nos pulmões dos que não querem!

Veja bem, o governo de São Paulo não tirou o direito das pessoas de fumar, apenas deu o direito àqueles que não fumam de não serem obrigados a inalar fumaça tão ruim. Ainda é permitido o fumo em lugares abertos!

Torço para que a fiscalização nos lugares de uso público fechados continue incassável nesta luta. Além disso, é necessário que o governo dê uma estrutura para aqueles que queiram parar, dê alternativas, e acima de tudo, estimule!

Por fim, espero que esta postura, de combate contra este vício tão ruim, do Estado de São Paulo sirva de exemplo para todo o nosso Brasil para que num futuro próximo, tenhamos uma sociedade mais limpa e saudável!

*Quem quiser ler a lei na íntegra acesse:

 

http://www.leiantifumo.sp.gov.br/usr/share/documents/legislacao.pdf

Explore posts in the same categories: Uncategorized

One Comment em “Lei Antifumo”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: