Dia 7 de setembro

Com um certo atraso, hoje escrevo a respeito do dia 7 de setembro de 1822, quando o Brasil, tornou-se oficialmente independente de Portugal.

A nossa história começa quando a Família Real, devido a guerra peninsular, migra para o Brasil em 1808, com isso, o nosso país passou de colônia para “metrópole”. Ocorrou uma série de evoluções em aspectos civis, abertura de porto, fundação de faculcade, banco, etc.  No ano de 1820, aconteceu a Revolução do Porto, que impôs o retorno de D. João VI visando forçar o retorno do chamado Pacto Colonial. Dom Pedro de Alcântara ficou no Brasil na condição de Príncipe Regente. Com um destino incerto por consequência de uma série de ordens de Portugal, inclusive a do retorno imediato de D. Pedro, nosso país ficaria, novamente, na condição de colônia. O povo ñão queria! Houve uma série de manifestações a favor do Príncipe, que desistiu da volta e ficou (espisódio conhecido como dia do fico).

No dia 7 de setembro, às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro rompeu definitivamente com Portugal. “Independência ou morte!” Já em 12 de outubro, o príncipe foi coroado como Imperador, com o título de D. Pedro I.

O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil, foi os Estados Unidos, pois eram a favor da independência de todas as colônias da américa.

É com muita felicidade que recordo-me deste episódio. Garanto que todos os brasileiros orgulham-se da trajetória que tivemos ao longo dos anos, não foi das mais bonitas muito menos das mais tranquilas, mas com certeza foi com o coração brasileiro, aquele que não desiste nunca. Fomos explorados, humilhados, fizeram-nos de escravo, mas enfrentamos com bravura e conquistamos nossa independência, e a partir deste momento, evoluímos como um povo unido, composto pelas mais variadas nacionalidades e hoje somos uma nação de vitórias, de conquistas, de ordem e progresso!

Parabéns à todos brasileiros por esta data tão importante.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: