Tiro em Lan House

Que Florianópolis não é mais a mesma de tempos passados todo mundo já sabe, mas o que vem a tona quase todos os dias assusta qualquer cidadão. Há alguns dias uma empresária foi assassinada em frente aos seus clientes numa Lan House no Norte da Ilha, acho que Canasvieiras, ontem, um jovem não morreu por muita sorte em outra na Vargem Grande.

Ontem também o Governo anunciou um novo jeito de enfrentar o avanço da violência, cumprir pra mais de 5.000 mandados de prisão, aumentar o contigente militar e civil. Vi também algum secretário (se não me engano) falando que “o negócio é não deixar solto, mesmo que não tenha espaço mais vale ficar apertado do que na rua”.

Para mim, tá tudo errado. Muito errado! Primeiro que nossas penitenciárias, presídios, ou qualquer instituição de detenção, não cumprem praticamente nada que a própria Constituição assegura, tais como os sentenciados serem separados por crime, idade, que tenham condições humanas de suporte, entre outras. Penas mais severas para alguns crimes, completamente comprovado que não adianta nada, ou nossos legisladores acham que o criminoso vai ler que a pena ficou mais severa e pensará: “não vou mais cometer este crime a pena aumentou”?

Embora seja necessário uma sanção aos transgressores da lei, temos que analisar muito bem, se esta é a melhor forma de coibir práticas delituosas. Talvez se nosso sistema carcerário fosse melhor feito e administrado as coisas poderiam ser diferentes. Hoje existe celas que são planejadas para abrigar 4 presos e estão com 20, presos dormem pendurados na grade, como o Estado espera que um cidadão como esse, seja recuperado? A revolta é certa.

Não defendo os detentos, muito pelo contrário, mas acredito que o Estado está agindo da forma errada, ao invés de focar as forças na punição do crime, que foque na prevenção, em políticas públicas de oportunidades, que conceda caminhos diferentes para os marginalizados.

O crime é a última etapa de uma sociedade que vive num caos.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: